Search this site
Embedded Files
QUALICON
  • Página inicial
  • Sobre
  • Equipe
  • Pesquisas
  • Apoio
  • Contato
QUALICON
  • Página inicial
  • Sobre
  • Equipe
  • Pesquisas
  • Apoio
  • Contato
  • More
    • Página inicial
    • Sobre
    • Equipe
    • Pesquisas
    • Apoio
    • Contato

<< voltar

Marcus Vinicius Rosário da Silva


Currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/2910678862077

ORCID: 

https://orcid.org/0000-0003-2483-2875

Research Gate: 

https://www.researchgate.net/profile/Marcus-Silva-29 

LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/marcusrosario/ 


e-mail: marcusrosario@usp.br

pesquisa:

Passado, presente e futuro: um modelo integrado e sustentável de Facility Management para museus

Past, present, and future: an integrated and sustainable model of Facility Management for museums

doutorado

orientação: Profa. Dra. Sheila Walbe Ornstein

Bolsa: FAPESP, processo n° 2021/04172-7 e 2023/09053-1

CAAE : 50859621.6.0000.0138 

início: 22/02/2021 Fim: 24/11/2025

Resumo

A gestão de instalações em museus, especialmente em edifícios históricos, representa um desafio cada vez maior. Este estudo desenvolveu um modelo de sistema de Facility Management (FM) especificamente adaptado ao setor museal. O modelo foi construído a partir de constructos teóricos, modelos práticos e um método de avaliação, com o objetivo de ser diretamente aplicável à realidade dessas instituições. Os objetivos específicos da pesquisa são: (a) Elaborar um modelo teórico-conceitual robusto; (b) Demonstrar a aplicabilidade do modelo através da análise do desempenho das instalações de museus. Para isso, foram selecionados como estudos de caso o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP). A análise abrangeu áreas de acolhimento, exposições, reservas técnicas e setores administrativos e educativos. A metodologia utilizada foi a Design Science Research (DSR), que permitiu gerar conhecimento por meio da criação e avaliação de artefatos em contextos reais. Os principais artefatos desenvolvidos incluem constructos teóricos, o modelo de FM propriamente dito, um método de avaliação e a instanciação do modelo nos casos de estudo. O sistema de FM proposto se organiza em três níveis – estratégico, políticas/programas e operacional – e abrange dimensões relevantes como como saúde, segurança e meio ambiente, manutenção, limpeza, controle de pragas, conformidade regulatória, engajamento de stakeholders e desempenho operacional. Os resultados indicam que a aplicação da Gestão de desempenho, medição e melhoria em museus polinucleados possibilita o aprimoramento tanto os processos quanto as instalações físicas, reduzindo a distância entre a teoria e a prática no contexto museal. Além disso, a estrutura de gestão de desempenho, baseada em métricas e indicadores-chave, demonstrou-se eficaz para alinhar os objetivos estratégicos com as operações diárias, contribuindo para a sustentabilidade, preservação e valorização do patrimônio cultural. 

Palavras-chave: Museus; Preservação do Patrimônio Edificado; Infraestrutura; Gerenciamento de Facilidades; Operações de Serviços; Indicadores-chave de Desempenho. 


Publicações associadas

ROSÁRIO DA SILVA. Marcus Vinicius.  Passado, presente e futuro das instalações museais: um olhar sistêmico sobre facility management.  2025. 360 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo e de Design), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025.

ROSÁRIO DA SILVA, Marcus Vinicius. WALBE ORNSTEIN, Sheila. Gestão de Espaços Museológicos em Clima Subtropical: a Busca por um Ambiente Térmico Adequado às Pessoas e à Preservação do acervo. XVIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído / XIV Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído. Anais...São Carlos: IAU, 2025. 

ROSÁRIO DA SILVA, Marcus Vinicius; WALBE ORNSTEIN, Sheila. O Anexo do Museu Nacional dos Coches : Uma (re)leitura da Escola Paulista. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 35–45, 2025. 

ROSÁRIO DA SILVA, Marcus Vinicius. WALBE ORNSTEIN, Sheila. Recent museum expansions housed in historic buildings in São Paulo city, Brazil. Revista de Arquitectura, v. 29 (46), p. 91-114. 

SILVA, Marcus Vinicius Rosário da. ORNSTEIN, Sheila Walbe. Mapeamento das atividades de operação & manutenção para a mitigação dos riscos no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. In: III Seminário Patrimônio Cultural Universitário. São Paulo: Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá.

SILVA, Marcus Vinicius Rosário da. ORNSTEIN, Sheila Walbe. Restoration, Modernisation and Expansion of the Paulista Museum: Background and New Challenges. 4th International Congress on Luso-Brazilian Construction History: Changing Environments. 2023, Guimarães. 4°CIHCLB. Guimarães: Universidade do Minho, 2023. 

SILVA, M. V. R.; ORNSTEIN, S. W. Edifício-monumento à Independência do Brasil (1823-1923); do planejamento ao uso, operação e manutenção.  Anais do Museu Paulista, v. 31, 1-46p, 2023. 

SILVA, Marcus Vinicius Rosário da. ORNSTEIN, Sheila Walbe. Climate Change and Resilience Perspectives: Brazilian Museums and Their Challenges. Museum Worlds, Volume 10, Issue 1, pp. 48-60. 2022. 

SILVA, Marcus Vinicius Rosário da. ORNSTEIN, Sheila Walbe. Avaliação de Desempenho de Facility: contribuições do processo avaliativo sistêmico e contínuo aplicado à edifícios. In: Seminário Internacional 10.° Projetar Lisboa 2021, ARQUITETURA, CIDADE E PAISAGEM: PROJETAR EM CONTEXTO DE CRISE: Novos desafios para o Ensino, a Pesquisa e a Prática da Arquitetura.10., 2021, Lisboa. 10.° PROJETAR. Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, 2021. 

<< voltar

QUALICON: Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído

 FAUUSP - Cidade Universitária. Rua do Lago, 876 – São Paulo – SP – Brasil    |    qualicon@usp.br

Report abuse
Page details
Page updated
Report abuse